Piper 3D foi fundada em 2020 a partir das expertises das suas sócias, visando prestar serviços de qualidade na área ambiental

Dra. Elizabete Captivo Lourenço, CRBIO 111962/02

Doutora em Ciências Veterinárias, na área de parasitologia, mestre em Biologia Animal, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante toda carreira acadêmica atuando com captura, coleta, manejo e ecologia de quirópteros. Além disso, atua na área de mastozoologia, parasitologia, saúde única, educação ambiental e divulgação científica. Coordenadora de projetos de levantamento e monitoramento de mastofauna, com produção científica, relatórios técnicos, gerenciamento de banco de dados, curadoria de amostras zoológicas e biológicas.

Currículo completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/1286996602172243

Dra. Júlia Lins Luz, CRBIO 55691/02

Doutora em Biologia Animal, área de concentração em zoologia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em Biologia, área de concentração em ecologia, e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou o pós-doutorado no Laboratório de Vertebrados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Professora Temporária do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais em 2014 e 2015 e como Professora Substituta do Departamento de Ecologia da UFRJ de 2018 a 2020. Coordenou, de 2015 a 2019, o comitê de licenciamento ambiental da SBEQ, que culminou nas diretrizes para estudos de impacto de parques eólicos sobre morcegos no Brasil. Em 2021 e 2022 executou o manejo e monitoramento de fauna, principalmente avifauna, do Aeroporto Santos Dumont – RJ. Atualmente coordena o projeto “Levantamento da mastofauna terrestre do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras” e participa do projeto de extensão Morcegos na Praça. Desenvolve pesquisas na área de ecologia e conservação de mamíferos.

Currículo completo disponível em:
http://lattes.cnpq.br/0092121295998009

Dra. Luciana Ardenghi Fusinatto, CRBio 45562/02

Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Zoologia pelo Museu Nacional (MNRJ/UFRJ) e bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Genética Evolutiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e no Laboratório de Ecologia de Vertebrados UERJ, e estágios no exterior, no Centro de Investigações em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, Portugal e no Museo Nacional de Ciências Naturales (MNCN), na Espanha. Atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas temáticas de seu interesse e formação: Ecologia Geral, Ecologia de Campo, Ecologia e Conservação de Anfíbios, Evolução, Filogeografia, Genética da Conservação, Emprego de Marcadores Moleculares aplicados ao estudo da Biodiversidade, Divulgação Científica e Licenciamento Ambiental. Tem experiência como consultora em processos de Licenciamento Ambiental com enfoque em meio biótico e herpetofauna. Atua no desenvolvimento de estratégias e ferramentas analíticas para dados do Programa Monitora ICMBio/MMA com o apoio da WWF.

Currículo completo disponível em:
http://lattes.cnpq.br/2220322646589364

Dra. Luciana de Moraes Costa, CRBIO 48335/02

Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Ecologia de Mamíferos na UERJ entre 2014 e 2019. Trabalhou com morcegos no Parque Estadual da Ilha Grande, RJ, com monitoramento acústico, em uma pesquisa que utilizou a metodologia RAPELD. Possui duas especializações, uma em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Educação Ambiental para Sustentabilidade pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Participou da diretoria da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ) em duas gestões entre 2015 e 2019. Faz parte do projeto de extensão da UFRRJ “Projeto Morcegos na Praça”. Atua com captura, coleta, manejo e monitoramento acústico de quirópteros. Além disso, se envolve com produção científica, relatórios técnicos, gerenciamento de banco de dados, divulgação científica e educação ambiental.

Currículo completo disponível em:
http://lattes.cnpq.br/2220322646589364

Dr. Vitor Nelson Teixeira Borges Júnior, CRBIO 55482/02

Doutor e mestre em Ecologia, e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A veloz transformação da ecologia em uma ciência cada vez mais numérica e preditiva, levou-o ao aprofundamento na área de ecologia numérica e da biologia computacional. Domina o uso das linguagens R e python de programação para execução de análises (ex. exploração, descrição, modelagem de dados) e apresentação de resultados (ex. gráficos estáticos, animados e interativos, dashboards estáticos e interativos). Tem experiência em inventário e monitoramento de vertebrados terrestres, resgate de fauna, ensino e pesquisa nas áreas de delineamento de estudos e análise de dados ecológicos, ecologia de populações e comunidades e ecologia da paisagem. É pesquisador associado ao Laboratório de Vertebrados (Labvert) na UFRJ e coordenador do sub-projeto “O efeito das árvores isoladas sobre a diversidade de anfíbios em uma paisagem fragmentada de Mata Atlântica: uma abordagem experimental”, parte do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do Mosaico Central Fluminense (PELD-MCF).

Currículo completo disponível em:
http://lattes.cnpq.br/2313576480433850