O projeto buscará estimar a abundância de roedores exóticos na Ilha Comprida do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Estado do Rio de Janeiro, fornecendo dados atualizados sobre as populações ao longo dos meses do ano de mamíferos exóticos.
A pesquisa está de acordo com o Plano de Prevenção, controle, erradicação e monitoramento de espécies exóticas invasoras (EEI) do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) (ICMBio, 2021), onde constam diversas ações gerenciais visando reduzir os impactos das EEI na Unidade de Conservação. Rattus norvegicus é uma das três espécies priorizadas neste Plano para manejo, e estimar a abundância da população das espécies priorizadas é ação prevista neste Plano. Neste sentido, o trabalho irá contribuir para a execução das ações priorizadas pelo ICMBio.
A pesquisa se trata de parceria da Piper 3D, Projeto Ilhas do Rio (Instituto Mar Adentro), Laboratório de Ecologia de Mamíferos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), MoNa Cagarras e ICMBio.
Para a execução do projeto contaremos com uma bolsa de iniciação científica (19° Seleção de Propostas de Pesquisas de Iniciação Científica a serem desenvolvidas no âmbito do PIBIC/ICMBio – ciclo 2024/2025). A bolsa permitirá a execução de parte das atividades de pesquisa e do nosso compromisso com a formação cientifica. A bolsista Larissa Albertini (Ciências Biológicas – UERJ) será orientada pelas Dra. Luciana Carvalho Crema Faleiros Alves (ICMBio) e Elizabete Captivo Lourenço (UERJ/PIPER 3D).