Levantamento da mastofauna terrestre do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras

Realizamos diagnóstico da mastofauna terrestre do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras incluindo fauna nativa e exótica – Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro.

O Projeto Ilhas do Rio é realizado pelo Instituto Mar Adentro sob curadoria técnica do WWF-Brasil, e patrocínio da Associação IEP e da JGP. Conta ainda com a parceria do ICMBio, Museu Nacional/UFRJ e Colônia de Pescadores Z-13.

http://ilhasdorio.org.br/novidades/diagnostico-da-mastofauna-nativa-e-exotica-nas-ilhas-do-mona-cagarras/

Leia a reportagem aqui!
Revista Vetores & Pragas

Um novo projeto foi iniciado:

O projeto busca estimar a abundância de roedores exóticos na Ilha Comprida do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Estado do Rio de Janeiro, fornecendo dados atualizados sobre as populações ao longo dos meses do ano de mamíferos exóticos.
A pesquisa está de acordo com o Plano de Prevenção, controle, erradicação e monitoramento de espécies exóticas invasoras (EEI) do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) (ICMBio, 2021), onde constam diversas ações gerenciais visando reduzir os impactos das EEI na Unidade de Conservação. 
Rattus norvegicus é uma das três espécies priorizadas neste Plano para manejo, e estimar a abundância da população das espécies priorizadas é ação prevista neste Plano. Neste sentido, o trabalho contribui para a execução das ações priorizadas pelo ICMBio.
A pesquisa se trata de parceria da Piper 3D, Projeto Ilhas do Rio (Instituto Mar Adentro), Laboratório de Ecologia de Mamíferos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), MoNa Cagarras e ICMBio.
Para a execução do projeto contamos com uma bolsa de iniciação científica (19° Seleção de Propostas de Pesquisas de Iniciação Científica a serem desenvolvidas no âmbito do PIBIC/ICMBio – ciclo 2024/2025). A bolsa permite a execução de parte das atividades de pesquisa e do nosso compromisso com a formação cientifica. A bolsista Larissa Albertini (Ciências Biológicas – UERJ) é orientada pelas Dra. Luciana Carvalho Crema Faleiros Alves (ICMBio) e Elizabete Captivo Lourenço (UERJ/PIPER 3D).

Cumulus TV
Ratos e Morcegos nas Ilhas Cagarras?
Cumulus TV
Capturamos morcegos na Ilha Redonda! 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj1/playlist/videos-rj1-de-quinta-feira-23-de-junho-de-2022.ghtml

RJTV1 – TV Globo
Reportagem especial mostra trabalho de pesquisadores do projeto Ilhas do Rio no Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Pela primeira vez, foi constatada a presença de morcegos no cume da Ilha Redonda, onde também há um sítio arqueológico tupi-guarani.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/06/23/pesquisadores-encontram-ceramica-indigena-e-especies-raras-nas-cagarras.ghtml

Artigo científico publicado
Casos de consumo de briófitas por vertebrados são frequentemente considerados acidentais. Neste trabalho relatamos, pela primeira vez, o comportamento de forrageamento em musgo por morcegos, Tonatia bidens (Phyllostomidae), no Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras, Rio de Janeiro, Brasil. Devido ao baixo valor nutricional e digestibilidade das briófitas, sugerimos que a obtenção de água ou forrageio de invertebrados podem ser os principais objetivos, e que este comportamento pode resultar na dispersão de musgos.

Luz JL, Lourenço EC, Costa LM, Carneiro FI, Brandão ML, Salles C. 2024.  First record of Tonatia bidens bats foraging on moss. Biodiversidade Brasileira. 14(3): 1-6.
Clique aqui para ver o artigo completo

Parcerias